Tecnologia

O novo Electrak HD™ é o resultado de décadas de experiência em engenharia utilizando as ferramentas de projeto e tecnologias mais modernas. O Electrak HD, além de introduzir maior capacidade de carga e comprimento de curso à família de atuadores lineares industriais da Thomson, também apresenta funcionalidade de controle integrado de ponta e opções de feedback flexíveis. Clique nos botões abaixo para ver mais detalhes sobre a tecnologia de ponta usada para fazer o Electrak HD.

Clique nos botões abaixo para ver mais detalhes sobre a tecnologia de ponta usada para fazer o Electrak HD.

Componentes eletrônicos integrados e inteligentes para controle mais fácil

O Sistema de controle modular Electrak (EMCS) da Thomson é integrado em todos os atuadores HD e serve como a base para os melhores controles integrados atualmente disponíveis no mercado, incluindo o opcional barramento CAN J1939.

Componentes eletrônicos integrados líderes da indústria

O Sistema de controle modular Electrak é o resultado de décadas de engenharia de aplicação e design global em alguns dos ambientes mais adversos.

Pacote de monitoramento eletrônico – Padrão em todos os atuadores Electrak HD

Segurança em primeiro lugar. Cada atuador linear elétrico HD está equipado com o Pacote de monitoramento Electrak que monitorará constantemente os parâmetros críticos e tomará as medidas necessárias quando for preciso. Cada unidade reiniciará automaticamente quando as condições voltarem ao normal, permitindo que a operação continue.

Vasta gama de recursos de controle opcionais no mesmo envelope compacto

Funções de controle opcionais podem eliminar a necessidade de controles externos, economizando em tempo de instalação e design, assim como custo de instalação e espaço. Uma seleção generosa de configurações de controle pode personalizar o HD para que ele se adeqúe a uma ampla variedade de aplicações pesadas. As configurações de controle disponíveis estão descritas na próxima página e mais detalhes, incluindo diagramas de cabeamento para cada opção, começam na página 22 do Folheto do Electrak HD.

Recursos padrão de Pacote de monitoramento Electrak

Monitoramento de corrente

Um recurso de segurança importante que desliga o atuador em sobrecarga e elimina a necessidade de engrenagens mecânicas tradicionais e barulhentas.

Monitoramento de tensão e temperatura

O monitoramento contínuo protege o atuador ao impedir o movimento, caso esteja fora dos intervalos normais.

Compensação de temperatura

Aumenta a produtividade permitindo operações normais em temperaturas menores, sem interrupção.

Calibração de ponto de acionamento de carga

Cada atuador Electrak HD é calibrado individualmente na montagem para garantir um ponto de acionamento de sobrecarga repetível.

Comutadores de limite de fim de curso internos

Integrado em cada atuador HD, eles garantem uma operação repetível e tranquila, além de proteger o equipamento conectado e o atuador.

Frenagem dinâmica de fim de curso

Permitem a parada rápida de fim de curso colocando menos pressão nas peças mecânicas internas.

Recursos de controle opcionais

Barramento CAN J1939

Permite conectividade imediata tipo "plug and play" na sua rede J1939 já estabelecida.

Frenagem dinâmica de meio curso

Padrão com comutadores de baixo nível ou opções de barramento CAN. Reduz custo e melhora a capacidade de repetição.

Comutação de baixo nível

Aumenta a segurança e simplifica o design usando sinais de baixa corrente (&ls; 22 mA). Também economiza energia com um recurso de suspensão automática.

Saída do comutador de limite

Confirma uma operação bem-sucedida ao indicar se o atuador está completamente estendido ou retraído.

Saída de posição analógica

Um potenciômetro de alta qualidade com resolução essencialmente infinita e baixo ruído fornece um sinal de tensão para feedback de direção e posição.

Saída de posição digital

Um encoder fornece um único trem de pulso de canal para habilitar o feedback de velocidade e posição, que pode ser usado para permitir sincronização por meio do controle do cliente.

Interruptores de limite programáveis e seguidor de sinal

Permitem limites de curso definidos pelo usuário e controle de curso do sinal analógico.

Combinações de opções de controle

  • EXX = Somente pacote de monitoramento Electrak
  • ELX = EXX + Saída de indicação de fim de curso
  • EXP = EXX + Saída de posição analógica
  • EXD = EXX + Saída de posição digital
  • ELP = ELX + Saída de posição analógica
  • ELD = ELX + Saída de posição digital
  • LXX = LXX = EXX + Comutador do motor de sinal de baixo nível
  • LLX = LLX = EXX + LXX + Saída de indicação de fim de curso
  • LXP = LXA = EXX + LXX + Saída de posição analógica
  • CNO = Controle de barramento CAN J1939 + Controle de velocidade com circuito aberto

Comunicação em barramento – O futuro para controle de atuadores

Controlar um atuador em um barramento de rede abre portas para oportunidades inovadoras em projetos em máquinas. Mais opções de controle, monitoramento e feedback podem eliminar a necessidade de controles separados. Essas opções também simplificam o feedback de diagnóstico, design e instalação ao reduzir os custos de montagem.

O barramento CAN integrado torna possível se comunicar com atuadores lineares elétricos Electrak® HD por meio de uma rede simples de dois fios.

Barramento CAN na prática

O Electrak HD usa o barramento CAN J1939, um barramento bem conhecido e desenvolvido usado amplamente nas indústrias agrícolas e de construção. Até 16 atuadores Electrak HD podem ser conectados ao mesmo controlador e a outros controles de barramento CAN na rede.

Interações complexas e em tempo real entre vários atuadores e sistemas relacionados agora são muito mais simples de monitorar e controlar.

Exemplos de aplicações

  • Verifica a posição de portas e escotilhas, além de tomar medidas, dependendo da situação.
  • Monitora a temperatura, condição de sobrecarga ou variações de tensão e toma medidas na rede, se necessário. Exemplos: inicia ventilação, reduz velocidade ou interrompe uma operação.
  • Confirma quando a posição ou critério foi atendido.
  • Sincroniza o movimento de vários atuadores.

Benefícios dos controles de barramento CAN

  • Melhor capacidade de controle: movimentos mais complexos e mais precisos.
  • Maior segurança: feedback em tempo real com todas as operações verificadas.
  • Menor tempo de instalação e de ciclos de design: barramento CAN significa menos cabeamentos, nenhuma caixa de controle extra e conexões rápidas a redes existentes.
  • Maior flexibilidade: use o mesmo atuador com pequenas edições de programa para várias aplicações, em vez de fazer um projeto de atuadores e controles exclusivos para cada tipo de aplicação.
  • Custos reduzidos: todas as opções acima resultarão em menor custo de design, componentes, instalação, operação e manutenção.

Arquitetura de controle com e sem barramento CAN

  • Uma energia (1) é distribuída para cada dispositivo.
  • Um sistema de controle principal (2) se comunica separadamente com uma caixa de controle individual (3) conectada a um atuador. Cada instância requer um design, configuração, cabeamento e instalação individuais.
  • Outros equipamentos (4) que precisam ser controlados ou integrados aos atuadores requerem controles separados, sendo necessários mais design e configuração.
  • Um sistema de controle e de atuadores com barramento CAN pode se comunicar diretamente um com o outro. Adicionar atuadores extras configurados separadamente é mais rápido e fácil. É necessário somente energia e um cabo de barramento de dois fios para aumentar a rede.
  • Qualquer outro equipamento com barramento CAN pode ser conectado ao barramento e se comunicar diretamente com ele.
  • O resultado é um sistema menos complexo para projetar, com melhor desempenho e capacidade de controle, além de custo geral e tempo de instalação reduzidos.